quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Trapos e Trapanos





Parque Estadual dos Três Picos
Destino do feriado de 12 de outubro era Salinas, no Parque Estadual dos Três Picos, um lugar que me encanta a cada dia e me deixa cada vez mais viciado pela escalada aventura, com suas belas montanhas e vias exigentes tanto tecnicamente como psicologicamente. Local escolhido e fiz o convite pra um aluno, amigo e grande parceiro de escalada Pablo Veloso, saímos com nossas respectivas esposas para este fim de semana que foi incrível.
Galera feliz 
Escalar em salinas pra quem mora no interior de Minas Gerais desprende um certo trabalho, gastamos em média cinco horas e meia de viagem, mas vale cada minuto, a viagem é bonita e as cias foram ótimas. O destino dessa vez era o abrigo Gaia de Luz.
Gaia de Luz
Lugar incrível e muito aconchegante, deixa as energias renovadas, e sentimos uma paz fora do normal.
Sai com várias vias em mente e quando cheguei em salinas fiquei mais perdido ainda, toda vez que olho para aquela montanha me sinto hipnotizado, mas nada que uma boa conversa se resolva.
Mostrei os croquis para o Pablo que toda hora me dizia: fio eu não conheço nada aqui, só não vamos fazer algo muito difícil kkkkkk, mas mesmo assim continuamos o papo e a decisão final ficou na via Trapos e Trapanos D3 6 Vlla E3 450 metros, que ao meu ver é uma via bem respeitada por sinal.
trilha para a base


Começamos a empreitada bem cedo, afinal era salinas, e suas montanhas e escaladas místicas, chegamos na base cedo e deu tempo de comer algo e ouvir até uma música antes de começar a escalar. Pablo levou um rádio pra comunicarmos com as esposas durante a escalada e este pegava fm e am.
base da via Trapos Pablo e eu 
Bem a parede realmente impressiona um pouco, e o inicio da escalada também, as primeiras enfiadas se mostram bem exigentes, num estilo bem técnico. com passagens em aderência, puro desfrute para os amantes deste estilo e puro terror pra quem ta acostumado com muitas agarras, lances comuns em salinas, que servem pra deixar o escalador esperto e atento o tempo todo do climb.
primeira enfiada
um mar de pedra pela frente
Logo na P1, Pablo chega reclamando de uma dor no tornozelo, já havia se machucado em uma parede na Pedra Menina em Minas Gerais, mas que não o incomodava mais, logo em salinas resolve voltar, e tocamos mais umas enfiadas mesmo sentindo dor e na P2 chega reclamando de novo da dor.
P2 da via
Logo comecei a pensar no que fazer, a integridade física de meu amigo vinha sempre em primeiro lugar, do que a escalada, mas não perguntei muito se ele queria descer kkkk... vai que ele aceita kkkk brincadeira. Ele nào reclamou tanto então resolvi tocar logo para a P3.

Lances esticados, comuns nas escaladas de salinas, fui tocando sem pensar muito, e a escalada fluiu até bem, cheguei na P3 e chamei Pablo, minha cabeça estava voltada pra decidir ou não se desceríamos da escalada, afinal ele reclamava e escalava um pouco lento por conta das dores. Pablo chegou na parada reclamou da dor e eu fiz a pergunta: Fio quer descer? Se for descer vamos descer daqui? 
Pablo chegando na P3
A resposta dele foi rápida e brevê, ate assustei, disse: fio bora pro cume, viemos pra fazer a via e vamos fazer, mesmo sentindo dor o guerreiro mostrou empenho e dedicação a escalada e ao propósito de chegar na cume do capacete, fiquei pilhado mais ainda, peguei os equipos e toquei logo a outra enfiada, o dia estava lindo, céu azul, sol, ventava um pouco que ajudou a refrescar um pouco, senão seria bem pior a escalada.
quarta enfiada
A Trapos e trapanos é realmente uma via exigente, e a cada enfiada se torna mais difícil e vertical. A quarta enfiada teve alguns lances delicados e é bem bonita, mas estávamos prestes a chegar nos lances mais marcantes de toda escalada. Chegando na P4 me deparei com um diedro lindo, e que tinha lances de Vl  que deixam qualquer escalador de cabelo em pé, lances esticados protegidos em nuts, enfiada quase toda em móvel, um presente,  enfiada delicada e que engana muito kkkkk, achei que tinha muitas agarras no crux e eram todas abauladas, mas chegamos na P5.
Pablo na P5
Confesso que nesta enfiada fiquei até um pouco cismado, porque se no lance de Vl já deu um certo frio na barriga, nem conseguia imaginar o lance do crux da próxima enfiada que era 7a, sem contar nos fatores de exposição que nem fico citando, porque são comuns em salinas, mas já estávamos na P5 e faltavam apenas 4 enfiadas pra terminar a via, meu parceiro dando o sangue escalando com dores no tornozelo, enfim, nem pensei muito em nada.
sexta enfiada
chegando no crux de Vlla








O crux da sexta enfiada é um lance exigente e  o que me deu mais trabalho nesta enfiada foi costurar a primeira proteção, e proteger antes de chegar no crux, que existe uma fenda, porque a via te puxa o tempo todo para a direita e esta fenda tá do lado esquerdo, tive que desescalar e proteger, o lance pra se chegar no crux foi muito mais tenso que o próprio kkkkk, mas a enfiada é linda e verticalzona, passamos a parte mais complicada da via e  a partir daí seria mais diversão ainda.
Pablo chegando na P6
Depois desta enfiada é realmente um passeio e a montanha começa a dar uma trégua, ficando as enfiadas mais fáceis, e as proteções cada vez mais distantes, a  beleza não cessa em momento algum, outra bela enfiada com passadas em móvel, lances esticados com pequenas horizontais e uma coloração meio alaranjada, que deixam qualquer um sem palavras.
Escalada aventura e puro visual
A escalada fluiu mais rápida neste trechos e aproveitamos o visual que era lindo, ventava mais e estava tudo perfeito.
Passeamos pelas duas últimas enfiadas que eram bem mais tranquilas, e chegamos na P9, onde chamei Pablo que chegou e saiu para o cume, danado esse menino, nem lembrava da dor mais, o menino tava cansado, mas a sensação de chegar e bater no cume contagiava., neste momento encontramos com alguns escaladores que escalavam a Sólidas Ilusões, via que já escalei em uma outra trip.
Juntamos tudo, organizamos e partimos para assinar o livro de cume, Pablo nem sabia que existia isso lá kkkkk, quando chegamos fomos tirar uma foto pra registrar, a bateria da máquina havia zerado.... ficamos sem a famosa foto de cume, mas as lembranças dessa bela escalada estão gravadas dentro de nossas memórias.

A cada dia que passa fico mais apaixonado por este lugar, a vontade de voltar já está em alta, e ainda mais que o parceiro ficou sem foto de cume, já estamos agitando uma volta kkkk ....
Agradecer a minha esposa que me incentiva e tem toda paciência do mundo comigo, porque quando to em paredes fico mais longe de casa que tudo, e longe dela a pessoa que amo.
Salinas retorno em brevê......








Nenhum comentário:

Postar um comentário