sexta-feira, 8 de julho de 2016

Abertura de temporada


Já faz um bom tempo que não escrevo, mas as escaladas estão a todo vapor. Bom a primeira trip para as vias de aventura ou de parede foi pra Salinas, um dos melhores lugares que eu já escalei.
Fim de semana, com um feriado e tempo instável, mesmo assim eu e Paulo Moura decidimos sair e tentar escalar algumas vias. A intenção era fazer uma via na Pedra do Elefante em Taquaril, mas com chuvas em dias anteriores a via que tínhamos entrado estava molhada a partir da segunda enfiada, então rapelamos e seguimos viagem, afinal o feriado da semana santa estava apenas começando.

Pedra do Elefante
Partimos logo pra salinas, afinal, já tínhamos perdido tempo, chegando fomos direto para o abrigo do Tartari, passamos a noite e seguimos bem cedo para escalar no Capacete, o objetivo era escalar vias menores, até mesmo porque a previsão estava instável. Em salinas todos dizem que o melhor é acordar cedo, escalar rápido para ter sucesso nas escaladas, as vias escolhidas eram bem menores do que o habitual, partimos as 5 da manha da mesma forma respeitando o lugar.
Capacete
Começamos pela via Rodolfo Chermont D2 4 V (A0/Vl+) E1 a 7 da manha, fazia bastante frio, e o tempo fechava toda instante.
Primeira enfiada
Paulo limpando a primeira enfiada
A via  começa por uma linha horizontal, bem bonita, e chega a P1. A segunda enfiada por um lance artificial que pode ser feito em livre, como queria ganhar tempo nem tentei o lance, adiantei o trabalho para ganhar tempo na escalada.
Tempo mudava a todo instante

Paulo limpando a segunda enfiada
Seguimos sem grandes problemas, apesar de ser uma via bem tranquila se comparando com as outras do capacete, ela não deixa a desejar na beleza, e com certeza pode ser uma ótima opção para escaladores que desejam conhecer Salinas e não querem escalar com tanta exposição. Continuamos a escalada, e mesmo se tratando de uma via mais fácil, sempre tem um lance delicado que merece respeito. Afinal é salinas kkkk.
Cheguei rápido na P3 e logo puxei o Paulo que também limpava as enfiadas bem rápido.
Paulo voando na escalada
Depois dessa enfiada a escalada fica cada vez mais tranquila, e consegui progredir mais rápido, afinal a meta era tentar escalar duas vias no mesmo dia, o final tava meio molhado, por conta de chuvas em dias anteriores, mas nada que atrapalhasse a escalada.
Final molhado pra apimentar a escalada
Fechamos a escalada bem, seguimos até o cume, assinamos o livro e voltamos pra rapelar. Descemos pela Sérgio Jacob, linha de descida mais utilizada, e que seria o nosso segundo objetivo. Chegamos na base, comemos um lanche e já partimos para a segunda escalada do dia.
Primeira enfiada
Eu sempre olhei pra essa linha quando descia do capacete, e tenho que confessar que batia uma certa cisma,  grampos bem afastados e uma verticalidade, que chega a impressionar, está já com a característica local, lances em E3 que merecem respeito por quem a escala.
Lances delicados

Nesta eu posso dizer que fiquei impressionado com tanta beleza, já havia descido várias vezes por essa via, mas escala la é realmente incrível, com lances delicados, passadas em lances horizontais, e grampos bem afastados fazem desta via uma linha séria. Una linha curta que recomendo para aqueles que querem descansar em salinas, depois de uma jornada de grandes vias. Vale lembrar que a caminhada é bem forte, afinal o desnível até a base é grande. Chegamos ao final desta escalada e tiramos uma foto assim que o tempo abriu.
Cume da via Sérgio Jacob
D2 5 V E3 150 metros

Novamente subimos até o livro, assinamos e voltamos pra rapelar, chegando a base da via por volta de 12:15am. O dia havia rendido, eu ainda tava com sangue nos zoio pra fazer mais uma, mas as opções eram vias mais fortes e estávamos no inicio de temporada, adaptando novamente as vias de parede.
Decidimos descer e tirar o resto do dia de descanso.
Rapel pela via Sérgio Jaocb
Ficamos o primeiro dia no abrigo, mas decidimos ficar no abrigo do Mascarin nos outros dias, e ficamos acampados, o visual é alucinante e renovador.
Nossa casa na semana santa
Como chegamos cedo, tivemos um grande tempo pra fazer nosso jantar e o Paulo ainda tentou uns boulders perto de onde acampamos, chegou a me convencer a tentar, fizemos alguns lances, e depois resolvemos descansar para nosso último dia nesse lugar incrível. A noite decidimos que a escalada seria no pontão do Sol, e a via escolhida foi No mundo da lua D2 4 V+ E3 300 metros.
Eu estava guiando as vias integralmente, e pra ser sincero até gosto dessa responsabilidade. No outro dia acordamos bem cedo novamente, afinal teríamos que escalar e voltar para São João del Rei depois, praticamente 5 horas de viagem. Como vou guiando tudo organizo todo equipo a noite, distribuo alguma coisa para o parceiro levar, mas neste dia não o fiz, peguei tudo antes da saída. Caminhada para o pontão é a mesma para a base da famosa via Leste, depois se bifurca para a esquerda e sobe mais uns 8 minutos e pronto. Quando comecei a me equipar, reparei que tinha esquecido meu freio la na barraca, olhei para o  Paulo e falei: esqueci meu freio. A cara que o Paulo fez foi de espanto, afinal buscar o freio estava fora de cogitação, trilha de uma hora e meia,  ele ficou até um pouco desanimado, foi quando eu disse, bora sem freio.
Eu guiando a Primeira enfiada
Lances delicados
A via No Mundo da lua é linda, com passadas de aderência, que já assustaram alguns escaladores no dia que entramos heheheheh. Tinha uma dupla que desanimou de subir, porque no guia diz ser 3 grau,  mas Salinas é Salinas, seleciona os escaladores facilmente.
Paulo limpando a enfiada
O Paulo como sempre voava na escalada, vinha limpando as enfiadas rapidamente, progredíamos bem na parede, e o frio começava a apertar um pouco.
Eu guiando mais uma enfiada
Recomendo está via também, lances lindos com passagens em móvel, uma verdadeira escalada de aventura, com um visual incrível, havia decidido deixar a água na base, porque meu camelbak estava vazando, e só levei um pouco de comida e agasalho.
Muita parede
Tudo corria bem e de repente começa a garoar um pouco, isso faltando uns 100 metros pra terminar a via, caraca logo pensei que ia ter que abandonar a via faltando apenas duas enfiadas, comecei a escalar cada vez mais rápido e o Paulo na mesma sintonia veio limpando da mesma forma.
Paulo limpando mais uma enfiada
Ps: com meu agasalho kkkkk
Mas os deuses da montanha estavam a nosso favor, não desanimamos com o inicio da garoa e nem nos assustamos, e logo essa tormenta passou, mas o frio aumentou muito kkkk.
Terminamos a última enfiada, subimos mais um pouco para acessar o cume e tirar uma foto, afinal queríamos registrar o momento.
cume 
Sempre falo para meus alunos nos cursos sobre escaladas de montanha, que quando chegamos no cume, só cumprimos a metade da meta, porque ainda tem que descer toda montanha hehehehe.
E a descida iniciou se bem enjoada afinal eu havia esquecido o freio no abrigo.  Há um bom tempo vem escalado vias de parede pra completar o currículo da AGUIPERJ e tenho guiado as vias integralmente, como também abro toda a descida. Comecei o primeiro rapel utilizando o nó UIAA, que não foi uma boa idéia, a corda ficou toda encocada e chegou a ficar toda embolada, isso era o primeiro de 6 descidas de 50 metros. Havia um trio de escaladores na parede, os caras ficaram até espantados de como a corda ficou embolada. Logo vi que que teria que traçar uma nova estrategia. No segundo rapel já desci utilizando mosquetões, um processo lento também , mas que não deixou a corda fica embolada, assim consegui abrir a descida bem mais rápido.
Paulo no último rapel
Chegamos na base, fizemos um lanche, eu bebi quase um litro e meio de água sem parar pra respirar kkkkk, ajeitamos tudo e partimos para a trilha. Ainda era cedo, chegamos no acampamento, desmontamos tudo e partimos logo para a volta de nossa cidade, o tempo mudará muito e parecia que iria começar a chover.
Quando chegamos em Teresópolis pegamos uma chuva muito forte, e nossa volta pra casa foi lenta por isto.
Um fim de semana bem produtivo para uma data totalmente fora da temporada kkkk, que no nosso caso foi nossa abertura. Feriado da Semana Santa
Bons ventos pessoal.





























2 comentários: