![]() |
| Pedra da Laje |
A bola da vez agora foi a cidade de Carmópolis que fica bem pertinho da minha cidade, mais ou menos uns 120 km. Pra falar a verdade eu sempre ouvi falar deste pequeno monólito de granito, que tem em torno de 250 metros de altura. Mas sempre ouvi falar coisas que eram mitos pelo jeito.
Consegui o contato de escaladores locais, Tiago e Marcos que fizeram a diferença, se mostraram prontificados a nos ajudar. Chamei Paulo Moura um de meus amigos que curtem escalar vias tradicionais e seguimos a cidade vizinha, depois de errar a estrada de maneira absurda cheguei na cidade de Carmópolis e encontrei com o escalador e conquistador de vias Marcos.
![]() |
| Serra da Laje |
Depois de encontrar com Marcos, seguimos até a pedra, ele nos ensinou um caminho bem mais curto e que a caminhada fica bem mais tranquila. Sem palavras para agradecer tudo isso, sem ele com certeza perderíamos muito tempo em trilhas e achar as bases das vias. No início achei que as bases das vias ficavam muito afastadas, mas era outro mito. Bem ele nos levou até a base da via mais clássica do local. Por do sol, com seus quase 240 metros de escalada.
![]() |
| Segunda enfiada |
A via é uma rara beleza do local, uma via muito sugestiva, que passa por lances de aderência na saída e cortar uns diedrinhos cegos, chegando a P1. A via foi conquistada a 14 anos atrás e é toda grampeada, mas na segunda enfiada existe um sistema de fendas onde da pra proteger muito bem. Aqueles que queiram fazer esta parte em móvel, só levar um joguinho completo de friends.
![]() |
| Eu guiando a segunda enfiada |
Chegando na P3 a via volta com sistemas de agarras, que por sinal existem muitas, e começa a ficar bem mais vertical que nas duas primeiras, o grande lance desta montanha é que mesmo sendo vias frequentadas ainda há muitas pedras que se quebram, e muitas lacas ocas, que merecem uma certa delicadeza quando se escala.
![]() |
| terceira enfiada |
A via é um quarto grau que nem chega a ser constante, com passadas bem bonitas, uma escalada pra se curtir o tempo todo, além de apreciar um visual deslumbrante de todo o vale. Realmente uma clássica do lugar que recomendo a todos que forem nesta montanha. Escalamos está via bem rápido. Chegando ao cume em menos de duas horas de escalada, onde existe um placa colocada pelos escaladores locais.
![]() |
| escalando e curtindo o visual |
A placa tem um desenho e o nome da antiga equipe local Elite Vertical.
![]() |
| placa do cume |
Contemplamos um pouco do visual do cume da pedra da Laje, tiramos uma self pra registrar, e rapidamente nos preparamos para descer, afinal já tínhamos atrasado na estrada e eu queria escalar mais algumas vias kkk.
![]() |
| cume da via Por do sol - Paulo e eu |
Bom, descemos rápido e quando chegamos na base perguntamos o Marcos qual via ele indicava. Ele depois de observar nossa escalada nos jogou em uma das vias mais apimentadas do local kkk. Uma via que segundo ele fez com que alguns escaladores locais parassem de escalar, por conta da exposição desta que muda drasticamente em comparação com as mais clássicas Por do sol e Bela vista. A via chama se Quente Pelano seus mais ou menos 180 metros e um grau bem mais constante 5 Vl+ E3.
![]() |
| Eu na primeira enfiada |
Na primeira via do dia eu pulei vários grampos, já nesta Marcos logo de cara me alertou para que não fizesse isso kkkk. Ele me contou que a via era mais protegida, mas que havia sido roubadas algumas chapas e ela ficará desta maneira, segundo ele fariam uma manutenção recolocando as chapas, que na minha opinião iria perder o famoso tchan da via kkkk. Primeira enfiada bem esticada e pouquíssimas proteções, estilo limpo e bonito.
![]() |
| Primeira enfiada |
Depois de escalar os primeiros sessenta metros, chamei o Paulo que veio limpando com sua super velocidade kkkk, as duas enfiadas seguintes eram mais curtas, em torno de 30 metros cada que tentei tocar em uma só, e que não foi uma boa ideia.
![]() |
| Segunda enfiada |
Quando cheguei na P2 resolvi continuar escalando, foi tocando até quando cheguei perto de um grande teto que existe outra via, nesta hora comecei a perceber que o peso da corda iria atrapalhar, isto logo no lance do primeiro crux delicado da via, saindo de um plato kkkk,
![]() |
| antes do Crux da terceira enfiada |
Nesta hora acho que o Marcos na base estava quase se descabelando de preocupação, porque a queda não é muito boa neste local, e a corda pesando muito. Mas como macaco velho parei um grampo antes e chamei o Paulo para a base mais acima, aliviando logo este sofrimento do Marcos e meu kkkkk.
![]() |
| Antes do crux |
Depois deste lance a via começa a ficar vertical chegando a P4, ai começa a enfiada mais vertical e constante, na casa do Vl ela segue bem vertical com lances abaulados, o equilíbrio fator primordial, mas também é a enfiada mais protegida da via, uma das dificuldades era achar uns grampos em meio a matinhos, por isto acabei saltando um sem ver kkkk. Depois disso a via cai o grau drasticamente e volta com a grande exposição de E3 kkkkk. Chegando na P5 chamei meu parceiro de escalada novamente.
![]() |
| Paulo passeando na via |
![]() |
| Chegando na parada |
Está é a última enfiada da via, e resolvemos tocar e chegar no cume da via Por do Sol, e descer por esta.
![]() |
| Paulinho chegando no cume |
Depois de descer novamente uma sessão inteira de rapel, chegamos na base, comemos algo e a ideia era entrar em mais uma via. Mas não posso mentir que a Quente pelano exigiu um pouco tanto de nosso psicológico quanto um pouco do físico, o tempo de sol já não seria tanto, mesmo assim insisti pra que fossemos para outra via e seguimos para a base da via Bela vista.
Lá chegando resolvi entrar e ver, uma via bem protegida e com passadas super interessantes. Marcos alertou que se fossemos para o cume chegaríamos lá bem tarde e que provavelmente sairíamos dali a noite. Diante dessa realidade optei por desmontar a enfiada guiada, juntar todo equipamento e seguir de volta, Paulo aceitou isso rapidamente kkkkk. Ajeitamos tudo e voltamos com aquele gostinho de quero mais.
Agradecer ao Tiago mais conhecido como Peixe e o Marcos que fez as honras de nos guiar até a base e mostrar todo o local. Parabenizar não somente eles, mas todos que conquistaram naquela montanha, transformando este local em um verdadeiro point de escalada tradicional.
Bons ventos....
















Nenhum comentário:
Postar um comentário