![]() |
| Pedra do Calhau |
A foto não foi tirada no dia da trip, porque eu estava tao pilhado que nem lembrei de registrar a pedra. Quando chamei Eustáquio Junior mais conhecido como Peixe para me apresentar o local, fiz um convite. No local existia nove vias conquistadas, e a proposta era de repetir todas em um único dia.
![]() |
| Peixe, sua esposa Ana e eu |
Cheguei na quinta feira em Divinópolis e Peixe me recebeu, jantamos em sua casa e depois de muito papo fomos dormir porque o dia seguinte seria uma empreitada mor. Acordamos 5 da manha e saímos para escalar na pedra do Calhau, Peixe conhece todas as vias e participou praticamente de todas as conquistas. Então a estrategia era eu sair guiando e escalarmos tudo que desse em simultâneo. As vias do local tem a extensão entre 150 metros e 300 metros. Local excelente para aqueles que querem se aventurar no mundo das vias tradicionais. As vias desta pequena montanha estão todas protegidas com proteções fixas. Começamos pela clássica Directs e Retis 300 metros. Bem adaptado ao estilo e como uma sequencia boa de viagens, fui escalando rápido e Peixe veio logo em simultâneo onde finalizamos a primeira escalada em mais ou menos uns 45 minutos.
![]() |
| cume da Directs |
Infelizmente como tínhamos uma meta, não paramos pra registrar a escalada, então fotos somente do cume e das bases kkkkk, que era a hora que respirávamos mais devagar kkkkkk. Descemos da via tomamos uma café e partimos para a segunda via do dia Peter nas alturas, 300 metros também. Gastamos uns 52 minutos mais ou menos para chegar no cume e dessa vez paramos para algumas fotos no cruzeiro.
![]() |
| cume da Peter |
Paradinha no cruzeiro para tirar umas fotinhas, tomar um ar.
![]() |
| cruzeiro |
Rapelamos mais uma vez, com corda dupla pra agilizar os trabalhos e partimos para a terceira escalada do dia. Via Fendas da Ilusão, 150 metros, não me lembro de ter tirado fotos, mas filmamos algumas coisas também, escalamos bem rápido e descemos mais rápido ainda e partimos para a quarta via. 13 volts, que também tem mais ou menos uns 150 metros, linda escalada.
![]() |
| cume da via 13 volts |
O trabalho era sempre o mesmo, mas ia se tornando desgastante, escalar nem nos sugava tanto, mas rapelar em todas as vias e puxar as cordas, sugava um pouco as energias.
![]() |
| Rapel da 13 volts |
Nesta hora comecei a ver que a empreitada de fazer todas as 9 vias do local seria bem complicado, porque a descida de rapel também é trabalhosa e dedicava um bom tempo. Mas o empenho estava em nosso suor e partimos para a quinta via.
![]() |
| Base da via Quebra cabeça |
Partimos para a via Quebra cabeça, com uma saída bem legal, diferente das outras e fomos tocando, mas como era uma linha com uns cruzamentos por uns matos acabei puxando o Peixe,e logo na saída da segunda enfiada dei de cara uma uma cascavel gigante, eu quase me borrei todo e quase pedi para descer da via kkkk, enquanto eu tentava sair de perto do bicho, o Peixe queria chegar perto pra ver e tirar uma foto kkkk. Bem peguei uma caminho alternativo e toquei, nesta via tem um lance lindo em uma fenda que vale muito a pena.
![]() |
| Cume da Quebra cabeça |
Descemos mais uma vez, só que pela via 13 volts, não queríamos encontrar novamente com a dona do local. A temida cascavel, que quase me fez desistir da via. Nesta hora começou a bater um cansaço afinal era a quinta via do dia. Chegamos na base e fomos para a via Papo cabeça, uma que tem um dos lances mais fotogênicos de lá. Via de 300 metros também.
![]() |
| Base da via Papo cabeça |
A energia do Peixe é incrível, e mesmo já conhecendo as vias se propôs a fazer esta empreitada comigo, afinal o objetivo era mais meu que dele. Ainda em busca de completar meu currículo de vias, nas viagens tento fazer um volume maior possível, e desta vez tive a parceria desse monstro da escalada o Peixe. Esta via é bem delicada, sua primeira enfiada exige bem dos pés, as proteções ficam mais espaçadas, e passamos por um grande diedro que o Peixe protegeu muito pouco kkkk, mas quem quiser levar alguns friends grandes ajuda, nós fomos sem kkkkkk. Enquanto eu escalava meu parceiro só dizia que queria estar filmando kkkkkk e tocamos mais uma via totalizando a sexta do dia.
![]() |
| Cume da Papo Cabeça |
O visual do Calhau é muito lindo, e nesta hora até paramos um pouco para contemplar isso, perdemos alguns minutos conversando e vimos que ainda tinha trampo, já eram umas 16 hs e as vias que faltavam eram as mais fortes do local.
![]() |
| Visual do cume da via Papo cabeça |
Neste momento o cansaço já tomava conta de nós dois, afinal havíamos escalado 1350 metros e rapelado tudo isso, sem contar as caminhadas nas bases. Mesmo cansados e com pouco tempo de luz, partimos para mais uma via, já sabendo que não faríamos tal feito de completar as 9 vias do local. Mas também de cabeça feita de ter escalado muito. Partimos para a via Abduzidos pelo cacto, que já logo na saída tem um lance bem pegado que pode ta na casa do 6 sup ou 7a ehhehehe. Cansado então e no fim deste expediente kkkk.
![]() |
| Base da Abduzidos |
O sol quase se pondo, já subimos preparados para terminar a escalada a noite, e assim aconteceu. Está foi uma das vias mais legais que escalei neste local, lances técnicos e passadas verticais por diedros. Nossa empreitada estava chegando ao fim, terminamos a via a noite, curtimos um pouco o visual noturno e descemos com a sensação de dever cumprido, mesmo não tendo escalado as 9 vias do local. Afinal havíamos escalado exatos 1500 metros de 8 horas da manha ate 18:25 hs mais ou menos.
![]() |
| cume a noite |
Descemos, juntamos nosso equipo e partimos para a casa do Peixe, planejando o que seria para o outro dia. Como era sexta feira teríamos sábado e domingo ainda hehehehe. Depois de tomar um banho que sentimos o cansaço real kkkk, mas a empreitada do dia seguinte já tinha sido traçada. Conquistar mais uma via no local.
![]() |
| conquista |
Nosso dia de descanso foi conquistar uma nova linha no local, Peixe deixou as honras por minha conta. Fiquei muito feliz em deixar uma contribuição para o local e para a comunidade do climb.
![]() |
| Eu conquistando a primeira enfiada |
A via ficou bem bacana, não sendo uma das mais difíceis, com lances técnicos e proteções no estilo E3, acho que pode ser uma para dar uma apimentada no local
![]() |
| Conquistando a segunda enfiada |
Neste dia subimos com um livro de cume, para aqueles que se aventurem a escalar esta via, assinarem e deixarem seu relato.
![]() |
| segunda parada da via |
Conquistamos tranquilos, afinal era nosso dia de descanso kkkkkk, a via conta com três enfiadas cheias, e necessita de duas cordas para descida. A bateria da minha furadeira acabou na ultima enfiada e o Peixe havia levado sua metralha kkk.
![]() |
| Cume |
Deixamos o livro escondido bem perto da parada dupla. O nome da via ficou Anda comigo que ce merenda D1 IV V E3 150 metros.
![]() |
| Peixe sinalizando o local do livro |
Dia muito proveitoso e chegamos a quantia de 1650 metros escalados em dois dias no Calhau. Voltamos para Divi e fui convidado a comer uma feijoada na casa de amigos do meu parceiro, Conheci pessoas incríveis. Um fim de semana repleto de escalada hehehehe. No domingo acordamos um pouco mais tarde e optei por voltar pra casa e deixar as duas vias que faltaram para uma outra viagem.
Não podia deixar de agradecer muito ao Peixe e sua esposa Ana pela recepção maravilhosa, grandes amigos.
O meu muito obrigado e tamo junto sempre.
Bons ventos...




















Que massa. Parabéns pela escalada e pelo relato. Essa quebrada é bem interessante, vale a escalada. Peixe também é o mais sinistro. Implanta!!
ResponderExcluir