domingo, 7 de agosto de 2016

Pedra do Báu e Ana Chata


Pedra do Baú
Exatamente uma semana depois de escalar muito na Pedra do Calhau, o destino foi a cidade de São Bento do Sapucaí, o parceiro desta vez foi Paulo Roberto ( Paulada), que me apresentou o Pedrão de Pedralva ano passado e nos tornamos grandes amigos.
Ana Chata
Conversamos durante a semana e marcamos de escalar no sábado algumas vias na montanha Ana Chata, e acabamos fazendo uma no Baú também.
Impressionante
Fui para Santa Rita, cidade de Paulada na sexta feira e de lá saímos por volta das cinco da manha, em direção ao complexo do Baú.
Quase amanhecendo
Chegando seguimos direto para a montanha Ana Chata e começamos a escalar pela via Elektra. Uma clássica do local.
primeira enfiada

visual

 Havíamos decidido escalar todas em simultâneo, e como Paulada é um conhecedor nato de todas as linhas, o fizemos isso com bastante exito por sinal, parecia um jogo de vídeo game, onde ele tinha o controle e dizia esquerda e direita kkk. 





Visual incrível em toda a via
Realmente vale a pena conhecer está via, que passa por lances verticais e fendas lindas, a beleza da escalada encanta a cada enfiada, e o melhor, puro desfrute, porque é uma via relativamente fácil,
lances verticais

Baú ao fundo


















Teve lances que eu nem acreditava de tanta agarra que existia, uma escalada realmente prazerosa, tocamos a via toda em simultâneo, o objetivo era fazer mais algumas vias naquele complexo. Chegamos no cume e descemos pela trilha, outra coisa que gostei demais desse lugar, evitando assim sequencias de rapel. Quando chegamos na base novamente, a segunda escolha do dia foi a via Lixeiros.
Primeira enfiada
Outra escalada que tocamos em simultâneo, e Paulada tirou algumas fotos pra registrar, senão o relato seria apenas escrito kkkk. A primeira enfiada é muito tranquila, costurei somente a P1 e tocamos, onde começa um dos filés da via, e que se der bobeira cai kkk.
primeira ainda
A segunda enfiada é uma sequencia linda em uma fenda perfeita.
Segunda enfiada
Passamos rápido por está via. Nesta eu e o Paulada trocamos um pouco, chegando nas últimas enfiadas ele tocou na frente e eu embaixo no simultâneo. Estávamos bem adiantados, e resolvemos fazer mais uma antes de ir para o baú. Mais uma vez na trilha e lá vamos nós para a via Peter Pan, outra clássica.
Primeira enfiada da Peter
Está via é meio delicada, requer lances mais lentos hehehe, bem vertical com passadas bonitas. A primeira proteção se encontra bem alta. A escalada foi fluindo e tocamos em simultâneo ela também. Eu havia falado que teria que guiar os cruxs das vias, e Paulada deixou isso por minha conta kkkk, chegamos no plato que faz as junções das vias e trocamos novamente a ponta da corda. Uma escalada rápida e bonita, nossa terceira via do dia. Neste momento fizemos uma foto no cume pra registrar, afinal a ideia seria seguir para o baú depois.
Eu e Paulo
Seguimos pela trilha para o Baúzao, nosso objetivo, escalar a via Transbaú 300 metros. Tínhamos feito exatos 400 metros de escalada, a empreitada estava rendendo bem.
Chegamos na escalada da face norte e seguimos para a base da via, o sol nesta hora começava a castigar quem se atrevesse a escalar, era meio dia quanto começamos a escalar.
Início
Outra clássica, que agora vem sendo mais frequentada, a ideia era escalar em simultâneo, mas o cansaço e a comunicação nesta via era um pouco mais complicada, então tocamos de parada em parada desta vez. Apesar que passei das paradas kkkkk.
primeira enfiada ainda
Toquei praticamente as duas primeiras e o Paulada a outra de onde chegamos em um imenso plato, e onde começa o primeiro crux da via um 6 sup.
primeiro crux
Paulada só dizia que era tranquilo kkk, era a frase dele em quase todos os momentos do crux kkkk.
top
Realmente este era muito tranquilo, acho porque estou acostumado com estilo bem vertical e até negativo, mas com agarras né kkk, aí me dei muito bem neste. A beleza nesta via impressiona a cada enfiada.
Passado isso viria o crux mais forte da via, um 7a que mescla chapas e peças móveis. 
crux 7a
Esse deu um trabalho viu, fiquei um tempo nele e depois outro tempo bom pra chegar na parada, com um lance estranho pra pegar numa agarrinha bem pequena, neste momento juntou tudo cansaço do dia e adrenalina kkkk. Depois de chegar na parada  Paulada tocou mais duas enfiadas bem rápido e chegamos na última sequencia de 6 sup da via que também deu um trabalho para ser superado kkk.
última enfiada
Mesmo achando que estávamos lentos, chegamos no cume com duas horas e pouco de escalada, nem lembro direito.
Eu e Paulo Roberto
Paulo Roberto além de um excelente escalador, é conquistador de muitas vias, dentre esportivas e paredes, em lugares bem conhecidos como Pedralva, Baú, Pedra do Frade e outras. Sempre animado, entra nessas empreitadas comigo, e se mostra realmente apaixonado pelas escaladas, principalmente em montanha.
Paulo um mestre da escalada
Depois de escalar 700 metros pelo complexo Baú e Ana Chata descemos pelas escadas face norte, e seguimos para o carro. Deixei Paulada em sua casa e tomei o rumo de casa.  Mais 5 horas de viagem de volta.
Bons ventos.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário