sábado, 6 de agosto de 2016

Pedra do Calhau

Pedra do Calhau
A foto não foi tirada no dia da trip, porque eu estava tao pilhado que nem lembrei de registrar a pedra. Quando chamei Eustáquio Junior mais conhecido como Peixe para me apresentar o local, fiz um convite. No local existia nove vias conquistadas, e a proposta era de repetir todas em um único dia.
Peixe, sua esposa Ana e eu
Cheguei na quinta feira em Divinópolis e Peixe me recebeu,  jantamos em sua casa e depois de muito papo fomos dormir porque o dia seguinte seria uma empreitada mor. Acordamos 5 da manha e saímos para escalar na pedra do Calhau, Peixe conhece todas as vias e participou praticamente de todas as conquistas. Então a estrategia era eu sair guiando e escalarmos tudo que desse em simultâneo. As vias do local tem a extensão entre 150 metros e 300 metros. Local excelente para aqueles que querem se aventurar no mundo das vias tradicionais. As vias desta pequena montanha estão todas protegidas com proteções fixas. Começamos pela clássica Directs e Retis 300 metros. Bem adaptado ao estilo e como uma sequencia boa de viagens, fui escalando rápido e Peixe veio logo em simultâneo onde finalizamos a primeira escalada em mais ou menos uns 45 minutos.
cume da Directs

Infelizmente como tínhamos uma meta, não paramos pra registrar a escalada, então fotos somente do cume e das bases kkkkk, que era a hora que respirávamos mais devagar kkkkkk. Descemos da via tomamos uma café e partimos para a segunda via do dia Peter nas alturas, 300 metros também. Gastamos uns 52 minutos mais ou menos para chegar no cume e dessa vez paramos para algumas fotos no cruzeiro.
cume da Peter
Paradinha no cruzeiro para tirar umas fotinhas, tomar um ar.
cruzeiro
Rapelamos mais uma vez, com corda dupla pra agilizar os trabalhos e partimos para a terceira escalada do dia. Via Fendas da Ilusão, 150 metros, não me lembro de ter tirado fotos, mas filmamos algumas coisas também, escalamos bem rápido e descemos mais rápido ainda e partimos para a quarta via. 13 volts, que também tem mais ou menos uns 150 metros, linda escalada.
cume da via 13 volts
O trabalho era sempre o mesmo, mas ia se tornando desgastante, escalar nem nos sugava tanto, mas rapelar em todas as vias e puxar as cordas, sugava um pouco as energias.
Rapel da 13 volts
Nesta hora comecei a ver que a empreitada de fazer todas as 9 vias do local seria bem complicado, porque a descida de rapel também é trabalhosa e dedicava um bom tempo. Mas o empenho estava em nosso suor e partimos para a quinta via.
Base da via Quebra cabeça
Partimos para a via Quebra cabeça, com uma saída bem legal, diferente das outras e fomos tocando, mas como era uma linha com uns cruzamentos por uns matos acabei puxando o Peixe,e logo na saída da segunda enfiada dei de cara uma uma cascavel gigante, eu quase me borrei todo e quase pedi para descer da via kkkk, enquanto eu tentava sair de perto do bicho, o Peixe queria chegar perto pra ver e tirar uma foto kkkk. Bem peguei uma caminho alternativo e toquei, nesta via tem um lance lindo em uma fenda que vale muito a pena.
Cume da Quebra cabeça
Descemos mais uma vez, só que pela via 13 volts, não queríamos encontrar novamente com a dona do local. A temida cascavel, que quase me fez desistir da via. Nesta hora começou a bater um cansaço afinal era a quinta via do dia. Chegamos na base e fomos para a via Papo cabeça, uma que tem um dos lances mais fotogênicos de lá. Via de 300 metros também.
Base da via Papo cabeça
A energia do Peixe é incrível, e mesmo já conhecendo as vias se propôs a fazer esta empreitada comigo, afinal o objetivo era mais meu que dele. Ainda em busca de completar meu currículo de vias, nas viagens tento fazer um volume maior possível, e desta vez tive a parceria desse monstro da escalada o Peixe. Esta via é bem delicada, sua primeira enfiada exige bem dos pés, as proteções ficam mais espaçadas, e passamos por um grande diedro que o Peixe protegeu muito pouco kkkk, mas quem quiser levar alguns friends grandes ajuda, nós fomos sem kkkkkk. Enquanto eu escalava meu parceiro só dizia que queria estar filmando kkkkkk e tocamos mais uma via totalizando a sexta do dia.
Cume da Papo Cabeça
O visual do Calhau é muito lindo, e nesta hora até paramos um pouco para contemplar isso, perdemos alguns minutos conversando e vimos que ainda tinha trampo, já eram umas 16 hs e as vias que faltavam eram as mais fortes do local.
Visual do cume da via Papo cabeça
Neste momento o cansaço já tomava conta de nós dois, afinal havíamos escalado 1350 metros e rapelado tudo isso, sem contar as caminhadas nas bases. Mesmo cansados e com pouco tempo de luz, partimos para mais uma via, já sabendo que não faríamos tal feito de completar as 9 vias do local. Mas também de cabeça feita de ter escalado muito. Partimos para a via Abduzidos pelo cacto, que já logo na saída tem um lance bem pegado que pode ta na casa do 6 sup ou 7a ehhehehe. Cansado então e no fim deste expediente kkkk.
Base da Abduzidos
O sol quase se pondo, já subimos preparados para terminar a escalada a noite, e assim aconteceu. Está foi uma das vias mais legais que escalei neste local, lances técnicos e passadas verticais por diedros. Nossa empreitada estava chegando ao fim, terminamos a via a noite, curtimos um pouco o visual noturno e descemos com a sensação de dever cumprido, mesmo não tendo escalado as 9 vias do local. Afinal havíamos escalado exatos 1500 metros de 8 horas da manha ate 18:25 hs mais ou menos.
cume a noite 
Descemos, juntamos nosso equipo e partimos para a casa do Peixe, planejando o que seria para o outro dia. Como era sexta feira teríamos sábado e domingo ainda hehehehe. Depois de tomar um banho que sentimos o cansaço real kkkk, mas a empreitada do dia seguinte já tinha sido traçada. Conquistar mais uma via no local.
conquista
Nosso dia de descanso foi conquistar uma nova linha no local, Peixe deixou as honras por minha conta. Fiquei muito feliz em deixar uma contribuição para o local e para a comunidade do climb.
Eu conquistando a primeira enfiada
A via ficou bem bacana, não sendo uma das mais difíceis, com lances técnicos e proteções no estilo E3, acho que pode ser uma para dar uma apimentada no local
Conquistando a segunda enfiada
Neste dia subimos com um livro de cume, para aqueles que se aventurem a escalar esta via, assinarem e deixarem seu relato.
segunda parada da via
Conquistamos tranquilos, afinal era nosso dia de descanso kkkkkk, a via conta com três enfiadas cheias, e necessita de duas cordas para descida. A bateria da minha furadeira acabou na ultima enfiada e o Peixe havia levado sua metralha kkk.
Cume
Deixamos o livro escondido bem perto da parada dupla. O nome da via ficou Anda comigo que ce merenda D1 IV V E3 150 metros.
Peixe sinalizando o local do livro
Dia muito proveitoso e chegamos a quantia de 1650 metros escalados em dois dias no Calhau. Voltamos para Divi e fui convidado a comer uma feijoada na casa de amigos do meu parceiro, Conheci pessoas incríveis. Um fim de semana repleto de escalada hehehehe. No domingo acordamos um pouco mais tarde e optei por voltar pra casa e deixar as duas vias que faltaram para uma outra viagem.
Não podia deixar de agradecer muito ao Peixe e sua esposa Ana pela recepção maravilhosa, grandes amigos.
O meu muito obrigado e tamo junto sempre.
Bons ventos...
























Um comentário:

  1. Que massa. Parabéns pela escalada e pelo relato. Essa quebrada é bem interessante, vale a escalada. Peixe também é o mais sinistro. Implanta!!

    ResponderExcluir